10 de Junho – Dia da Língua Portuguesa

O Dia da Língua Portuguesa é comemorado no dia 10 de junho, dia em que a morte de Luís Vaz de Camões é lembrada.


A língua portuguesa é nosso patrimônio comum, além de ser a matéria-prima para nossa literatura e poesia, por isso a importância da comemoração da data. Vale lembrar, que o idioma tem sua origem no latim vulgar – o latim falado, que os romanos introduziram na Lusitânia, região situada ao sudoeste da Península Ibérica, a partir de 218 a.C.

Afinal, qual é o Dia da Língua Portuguesa?

5 de maioA data foi instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2009, por meio da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros realizada em Cabo Verde naquele ano.

10 de junhoA data é comemorada nos países lusófonos, mas a determinação legal é uma homenagem da Assembleia da República (o que corresponde, em Portugal, à nossa Câmara dos Deputados). O dia, escolhido em 1981, homenageia o poeta Luiz Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas. Luís de Camões é considerado um dos maiores poetas da história lusitana.

5 de novembroA Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, institui o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A lei brasileira é uma homenagem ao escritor e político Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849. Ruy era conhecido por ser um profundo estudioso do idioma nacional.

Fonte: Portoweb e Conversa de Português.