22 de Novembro – Dia da Música

Hoje é comemorado o dia da Música, dos músicos e, também, o dia de Santa Cecília, que segundo a tradição católica, conta que Santa Cecília cantava com tanta doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la. 
🎼🎹🎤🥁🎷🎸🎻

E da terra para o céu que enxergamos ou além disso, a música já chegou no espaço.

Foi a partir dos anos 1960 que os cientistas começaram a pensar em enviar produções culturais terráqueas para o espaço sideral.

Em 1972, o astrofísico Carl Sagan idealizou as placas Pioneer. Elas eram objetos de ouro que indicariam como são os humanos, qual o seu tamanho e em que posição do universo nós estamos. Cinco anos depois, Sagan quis expandir sua proposta na missão Voyager 1, de 1977, ele reuniu um time de cientistas para fazer uma coletânea de sons. Canções de povos indígenas latino-americanos, hits de Chuck Berry, cantos gregorianos e composições eruditas de Beethoven, Bach e Stravinsky.

‘Coisinha do Pai’, composição de Almir Guineto, Luiz Carlos e Jorge Aragão, foi reproduzida no dia 12 de julho de 1997 para o robozinho Sojourner em Marte, em decisão da engenheira aeroespacial brasileira Jacqueline Lyra, que fazia parte da equipe que comandava a missão.

Fonte: Biblioteca Nacional e Hypeness