13 de Julho – Dia Mundial do Rock

O Dia Mundial do Rock nasceu em 13 de julho de 1985 quando aconteceu o megaevento Live Aid, idealizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure.

O objetivo inicial de Geldof e Ure era arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia, no entanto, a força de mobilização do rock’n’roll se transformou num marco no mundo do entretenimento.

Mais de 100 países acompanharam ao vivo a transmissão via satélite dos shows que aconteciam em grande parte em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, e com algumas apresentações na Austrália, Rússia e Japão.

Naquele 13 de julho marcaram presença nessa festa artistas que hoje são referência no mundo da música, como Paul McCartney, David Bowie, Bob Dylan, Elton John, Neil Young, Eric Clapton, Sting, Phil Collins, U2, Dire Straits, Queen, The Who, Black Sabbath, Judas Priest, Beach Boys, Simple Minds, Pretenders, Santana, Duran Duran, entre outros.

É preciso voltar no tempo para entender a grandeza do evento. Foi a transmissão televisiva por satélite mais ambiciosa já tentada até então.
Bandas como Queen e Led Zeppelin se reuniram para apresentar-se no evento, já Phil Collins se apresentaria, no mesmo dia, em dois continentes, nos shows em Londres e na Filadélfia.

Não havia tecnologia mobile ou mesmo internet. Trezentas linhas telefônicas foram disponibilizadas para permitir que doações fossem feitas por cartão de crédito (anotação a mão).

Foram arrecadados entre 40 e 50 milhões de libras (entre 290 a 360 milhões de reais atuais). Hoje estima-se que esse número tenha chegado a 150 milhões de libras, como resultado direto dos concertos.

Já a sugestão para a criação de um dia dedicado ao rock foi dada por Phill Collins, vocalista do Genesis, durante sua apresentação, o que vem sendo comemorado até hoje.

Fonte: 89fm / Wikipédia