13 de Maio – Libertação da Escravatura

abolição da escravatura foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do Brasil e determinou o fim do trabalho escravo, que ocorreu por meio da Lei Áurea.

A abolição da escravatura foi um assunto debatido em nosso país ao longo de todo o século XIX, e já era discutido por algumas personalidades nos primeiros anos de nossa independência e se arrastou ao longo de todo o período monárquico. Na década de 1860, a pressão sobre o Império pelo fim da escravidão era enorme, porque a Rússia havia acabado com a servidão em seu território e os Estados Unidos havia abolido a escravidão depois da Guerra Civil. Isso o tornava Brasil, Porto Rico e Cuba os últimos locais escravocratas do continente americano.

A abolição da escravatura no Brasil não foi resultado da benevolência do Império. Essa conquista foi resultado do engajamento popular contra essa instituição, e a pressão popular sobre o Império foi o fator que, após ser aprovada pelo Senado, foi levada para que a regente do Brasil, a princesa Isabel assinasse a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.

Fonte: Brasil Escola