06 de Maio – Dia da Matemática

No Brasil, o dia 6 de maio é um grande dia para alunos, professores e admiradores da Matemática. A data foi escolhido em homenagem a Malba Tahan: um grande escritor, matemático e educador brasileiro. Seu verdadeiro nome era Júlio César de Mello e Sousa.

Nascido no Rio de Janeiro, Júlio César formou-se em Engenharia Civil, profissão que nunca exerceu. Em vez disso, lecionava Matemática e criava novas técnicas de ensino com o intuito de tornar essa disciplina mais interessante para seus alunos.

Nas primeiras tentativas de publicação, Júlio César não obteve sucesso, mas utilizando um codinome, viu seus textos ocupava a primeira página do jornal. Essa experiência fez com que Júlio César, apaixonado pela cultura árabe, criasse o pseudônimo, Malba Tahan.

Júlio César de Mello e Sousa foi um grande escritor e suas mais de 120 publicações, sendo 51 voltadas à Matemática, continuam a inspirar milhares de professores pelo mundo. Uma obra de destaque é “O homem que calculava”, livro que ficou famoso pelos enigmas matemáticos apresentados dentro de uma trama envolvente e extremamente imersiva.

Fonte: Mundo Educação