4 de Maio – Star Wars Day

Guerra nas Estrelas é considerado um dos maiores fenômenos da cultura geek da história, mesmo após mais de 40 anos do primeiro lançamento.
Para entender a escolha do 5 de maio como data oficial dos fãs da saga, é que nos EUA, terra-natal de George, a leitura dos calendários é diferente que a utilizada no Brasil: lá, lê-se primeiro o mês e depois o dia, que por sua vez é utilizado em formato ordinal.


Em inglês, o dia 04 de maio é lido como “may fourth”, que foneticamente é muito semelhante com a saudação Jedi “may the force be with you” (Que a força esteja com você). Por isso, nessa data ao invés de desejar “feliz dia de Star Wars”, os fãs usam um trocadilho entre a saudação Jedi clássica e a data: “May the fourth be with you”.Nove filmes, três trilogias e ordem de lançamentos alteradas.


UM UNIVERSO NO CINEMA E NA LITERATURA.
Assistir a saga é diferente de buscar a ordem de lançamentos do filme, e para entender a história completa é preciso seguir a cronologia dos temas, sendo:
🎇 Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

🎇 Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

🎇 Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

🎇 Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

🎇 Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

🎇 Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)

🎇 Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

🎇 Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

🎇 Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)

Isso tudo, sem entrarmos nos vários spin-off derivados da saga, como Caravana da Coragem, Han Solo, Rogue One, The Mandalorian (série de TV), as séries de animações, além de livros e histórias em quadrihos entre outros.