22 de Abril – Descobrimento do Brasil

Era 9 de março de 1500, uma segunda-feira, quando o português Pedro Álvares Cabral, com 33 anos, saiu de Lisboa ao meio-dia para explorar o alto-mar. Com ele estavam entre 1200 e 1500 homens que faziam parte da expedição em direção a Índia (Ásia), mas seguiu uma rota diferente da usual, que costumava margear a costa africana.

Sua frota que saiu de Lisboa era composta por treze embarcações (nove naus, três caravelas e uma naveta com mantimentos). As embarcações passaram pelas Ilhas Canárias em 14 de março, e em 21 de março atravessaram o arquipélago de Cabo Verde. Em 9 de abril, a expedição conseguiu cruzar a linha do Equador e, alguns dias depois, foram avistadas algas marinhas, o que os fez achar que estavam próximos das Índias, destino da viagem.

No entanto, ao desembarcaram em 22 de abril no que hoje é parte do estado da Bahia, Cabral e os demais perceberam que haviam encontrado um “novo mundo”.

Fonte: News Blasting. Foto: Pedro Álvares Cabral avista as terras do Brasil em 22 de abril de 1500. (Reprodução/Centro Cultural Português em Santos)