19 de Abril – Dia do Índio

O dia 19 de abril foi escolhido para se comemorar a cultura indígena a partir do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940, com o objetivo de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos. Hoje, 81 anos após esse congresso, os propósitos continuam os mesmos, incluindo o acesso a políticas de educação e inclusão social.

UMA HISTÓRIA INSPIRADORA DA FORÇA DO ÍNDIO (OU DE UMA ÍNDIA).

Ana Beatriz Rosa Lima, 18 anos, é estudante do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, no Sergipe, e, pela terceira vez, duas como treineira, realizou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Seu sonho é cursar Odontologia e, depois, voltar para sua comunidade, localizada na Ilha de São Pedro, para atender seus conterrâneos.

Preparando-se através de aulas on-line, aulões organizados pelos professores, além das videoaulas da internet, a moradora da comunidade Xokó foi destaque entre os estudantes da rede estadual que prestaram o Exame em 2020. Depois de muita garra e dedicação, veio o resultado: 940 pontos na redação.

Se Ana passar no vestibular, ela terá que sair da comunidade para estudar na UFS, mas, assim que terminar os estudos, pretende voltar para casa.
Uma bela história para se contar entre os amigos de aldeia.


Fonte: Portal Mec / Razões para Acreditar
Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1991. Instituto Socioambiental (ISA).