18 de Abril – Dia Nacional do Livro Infantil

Comemora-se, nessa data, a importância da produção literária voltada ao público infantojuvenil. Estruturada nas formas de fábula, conto, poema, teatro e romance, a literatura que constitui a base da formação de novos leitores. E os livros O Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, são a base nacional para esse tipo de leitura.

Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, no interior de São Paulo, na cidade de Taubaté. Formou-se em Direito e atuou como promotor público de justiça até tornar-se fazendeiro. Escreveu sobre o cotidiano interiorano que o cercava, mas foi na produção de obras voltadas às crianças que Monteiro Lobato destacou-se, entrando para a história da literatura brasileira como o pai da literatura infantojuvenil.

Sua primeira obra destinada a elas foi a “A menina do narizinho arrebitado”, publicada em 1920. A protagonista dessa narrativa, a menina Narizinho, participa de todo o conjunto de obras posteriores que, juntas, constituem o universo de O Sítio do Pica-pau Amarelo.

São estas as outras 23 obras que compõem esse clássico da literatura infantojuvenil, e sua importância é tamanha na literatura nacional, que o dia de hoje é uma homenagem ao seu criador.

Fonte: Escola Kids