19 de Março – Aniversário de Ribeirão Pires

As primeiras referências sobre formação rural em estradas no topo da Serra do Mar datam do século XVIII, na época parte de um bairro de São Paulo denominado Caaguaçú (MATA GRANDE). Remanescente dessa época preservou-se a Capela do Pilar (fundado em 25 de março de 1714), principal testemunho edificado da passagem dos bandeirantes durante o ciclo da mineração (ou ciclo do ouro) no Brasil.
A cidade de Ribeirão Pires formou-se a partir da instalação da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí e do Núcleo Colonial, em 1885 e 1887 respectivamente. Logo em seguida, em 1888, começam a chegar os primeiros imigrantes italianos e o desenvolvimento da pequena vila começa a se acentuar.
A emancipação de Ribeirão Pires é um processo que decorre das transformações territoriais da região hoje denominada Grande ABC Paulista. Este processo começa em 1907, mas foi só no em 31 de dezembro de 1953 que Ribeirão Pires, com cerca de 15 mil habitantes, emancipava-se do município de Santo André, sendo instalado como município em 1º de janeiro de 1954 e tendo o dia 19 de março (Dia de São José – padroeiro da cidade) escolhido para comemorar a sua emancipação. Parabéns Ribeirão Pires, temos orgulho de fazer parte de sua história!



