20 de Novembro – Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data foi instituída através da Lei nº 10.639, que inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras, e pela Lei nº 12.519, oficializando a data como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.

Nascido em 1665, Zumbi dos Palmares comandou o Quilombo dos Palmares, nos estados de Pernambuco e Alagoas, por quase 15 anos e liderou a resistência de milhares negros contra a escravidão. Palmares enfrentou diversas batalhas para defender o território e a liberdade dos negros no quilombo, sendo que em 1694 o Quilombo dos Palmares foi destruído pelo governo durante uma expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Apesar de ter resistido, Zumbi foi capturado e morto um ano depois, em 20 de novembro de 1695.

Além de ser uma homenagem e reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares e seus companheiros no quilombo, o Dia da Consciência Negra é fundamental para evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes em nossa sociedade. Para além de um momento festivo, a data proporciona a reflexão sobre o racismo e as suas implicações na atualidade.

Fonte: Educa+Brasil

❤️????????✊????