19 de Novembro – Dia da Bandeira

colegio_tothColégio Toth

No dia 19 de novembro de 1889, se oficializou o novo desenho da nova bandeira da República, pelo Decreto Lei nº 4. Por isso, esta data foi escolhida como Dia da Bandeira Nacional ou, simplesmente, Dia da Bandeira.

De onde vem a expressão “Ordem e Progresso”?

Ela foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época da criação da bandeira nacional, em 1889.

Ela acreditava que a ciência era a única forma de progresso para a sociedade moderna. A frase original, cunhada pelo positivista Augusto Comte, era “o amor por princípio, a ordem por baixo e o progresso por cima”. Já os outros símbolos foram herdados do estandarte na época imperial, mas ganharam novo significado.

O retângulo verde, que passou a representar nossa natureza, antes remetia à Casa de Bragança (a família de dom Pedro I). O amarelo, hoje símbolo da riqueza mineral do país, era a cor da Casa de Lorena (da arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I). E o círculo azul era a esfera armilar, também presente na bandeira portuguesa do Império. Agora, indica nosso céu estrelado.

????????????????⭐️

Bandeiras Na arte: Bandeira do Principado do Brasil (branca), Bandeira do Império do Brasil (com o triângulo usado até hoje), Primeira Bandeira Republicana, criada por Ruy Barbosa, usada entre 15 e 19 de novembro de 1889 (listrada) e a Bandeira Nacional Brasileira