15 de Novembro – Proclamação da República

“Digam ao povo brasileiro que a República está feita.” Marechal Deodoro da Fonseca.

Nesse dia, em 1889, aconteceu a Proclamação da República, e representou o fim do Segundo Reinado e o início do período republicano. Desde a Guerra do Paraguai, os militares fortaleceram-se como grupo social e almejavam maior participação na política.

As causas da Proclamação da República estão ligadas à crise do Segundo Reinado, a crise política que resultara na queda da Monarquia no Brasil tem suas raízes na grande guerra regional que ocorreu entre novembro de 1864 e maio de 1870, no cone Sul, envolvendo o Império do Brasil e as repúblicas da Argentina, Paraguai e Uruguai. A Guerra do Paraguai, da Tríplice Aliança contra os paraguaios, gerou desgastes econômicos e políticos que atingiram não somente o país derrotado, mas também os países vencedores.

O movimento republicano se apresentou como a solução para essa crise, angariando apoio da elite brasileira. Apesar do apoio popular à pessoa do imperador, seu governo já não era mais efetivo, já não conseguia conter a crise do final do século XIX.

Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu a participação militar na política brasileira durante o Segundo Reinado. E foi justamente um levante miliar o responsável pela deposição do segundo imperador brasileiro. O enfraquecimento de Dom Pedro II e o agravamento do seu estado de saúde deixaram o Segundo Reinado sem um comando, sem uma liderança, o que favoreceu o movimento das tropas do marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889, a decretar o fim do Império e instalar a república no Brasil.

????????????????????????????????
Fonte: Info-Escola, Mundo Educação e ProEnem.