18 de Setembro – Dia dos Símbolos Nacionais

O que identifica um país de forma oficial em um evento, cerimônia, atividade esportivo ou por documentos oficiais?

Todos os países do mundo possuem símbolos nacionais e quando falamos sobre Brasil, apesar de ser lembrado por suas praias, samba e futebol, oficialmente, identificam nosso país como nação para o mundo por quatro símbolos oficiais que são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

Eles possuem um grande valor histórico e identificam a nação brasileira. Juntos, eles assinalam o sentimento de união da nação, bem como a soberania do país.

A bandeira nacional foi instituída no dia 19 de novembro de 1889. As cores da bandeira – o verde e o amarelo – são herdados da bandeira imperial, já as estrelas simbolizam as 27 unidades federativas do país (26 estados e o Distrito Federal).

O Brasão de Armas do Brasil foi desenhado pelo engenheiro Artur Zauer. Detalhe para a coroa formada de um ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro, e a data da proclamação da República Federativa do Brasil.

O selo nacional é usado em documentos oficiais (cartas, diplomas, certificados, etc.) com o intuito de autenticar atos do governo.
Para comemorar a Independência do Brasil (1822), o hino nacional brasileiro foi composto por Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927) e Francisco Manuel da Silva (1795-1865).

Então, quando ver a seleção brasileira perfilada antes dos jogos, lembre-se que os jogadores estão ali para homenagear o país, mas estaremos representados pela bandeira e pelo hino, dois dos quatro símbolos nacionais, que será hasteada e cantado antes da partida. ????????

Fonte: Agência Senado, Ministério do Turismo e Toda Matéria.

#pracegover Imagem dos quatro símbolos nacionais, além do texto 18 de setembro, Dia dos Símbolos Nacionais, A data destaca o sentimento de união nacional e homenageia o hino, a bandeira, o selo e o brasão do país. E os logotipos do colégio e do sistema de ensino.