08/09 – Dia Internacional da Alfabetização

Em tempos de pandemia, a tecnologia de ensino precisou acelerar seus projetos para levar as aulas on-line, e para tudo acontecer, foi preciso o esforço e amor em ensinar de cada professor. Esse é um reconhecimento que precisávamos fazer para abrir o texto de hoje.


Pode parecer incrível, mas o analfabetismo ainda sobrevive no século 21, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Segundo a UNESCO, 20% da população mundial ainda é analfabeta.


No Brasil de 2018, tínhamos cerca de 38 milhões de analfabetos funcionais. Grupo que tem muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números. Segundo estudo feito pelo Ibope Inteligência naquele ano, e desenvolvido pela ONG Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro, 29% dos brasileiros são considerados analfabetos funcionais. Deste total, 8% são analfabetos absolutos (aqueles que não conseguem ler palavras e frases). Outros 21% estão no nível considerado rudimentar (não localizam informações em um calendário, por exemplo).


A alfabetização é a porta para a educação, que deve ser mantida aberta ao longo de toda a vida. O dia da alfabetização foi instituído pela Organização das Nações Unidas para lembrar esse desafio e ao mesmo tempo homenagear aqueles que se dedicam, frequentemente em condições difíceis, à missão de alfabetizador.


Nós do Colégio Toth parabenizamos o esforço dos professores para que as portas do conhecimento se abram na vida de todos que vocês tocarem, todos os dias.


#pracegover Ilustração de alunos, cada um em sua janela virtual, tendo aula com uma Professora também em uma janela virtual. No texto vem 08 de setembro – Dia Internacional da Alfabetização, e abaixo a frase: Segundo a UNESCO, 20% da população mundial é analfabeta :(, além dos logos do Colégio Toth e dos sistemas de ensino.