9 de Julho é Feriado da Revolução de 32

Hoje é, ou seria, feriado paulista de 9 de Julho. O feriado acabou sendo antecipado neste ano por causa do Covid-19, mas vale a lembrança histórica do mais importante data no estado de São Paulo.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma revolta ocorrida no estado de São Paulo contra o governo federal de Getúlio Vargas. As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido e pediam a convocação de eleições e a promulgação de uma Constituição.

A revolta durou quase três meses – de 9 de julho a 2 de outubro daquele ano – e consumiu, só do lado paulista, segundo alguns historiadores, 1000 vidas humanas.

Em todo o estado e principalmente na capital paulista existem várias referências, como a própria avenida 9 de Julho, o Obelisco do Parque do Ibirapuera (O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32), rua MMDC e o incrível Prédio Ouro Para o Bem de São Paulo.

O esforço de guerra paulista levou à criação de uma gigantesca campanha de doações e donativos, chamada Ouro para o Bem de São Paulo. A campanha arrecadou enormes quantidades de ouro na forma de joias, principalmente alianças.

Com o fim do conflito e não desejado ver esses recursos nas mãos dos vitoriosos getulistas, resolveram destiná-los à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que optou por sua vez por construir um grande edifício comercial na Rua Alvares Penteado, 23. O edifício construído em 1939 reproduz a bandeira paulista. Além dos treze andares alusivos às treze listras da bandeira, estão lá o retângulo e o círculo. Já o mastro representa as milhares de alianças doadas pelos paulistas.

Fonte: Toda Matéria e A São Paulo que São Paulo Não Vê.